Carnaval SP

Festival de Parintins na TV A Crítica (AM)

 

Assinatura do conttato de transmissão com a TV A Crítica (foto Divulgação)

Assinatura do conttato de transmissão com a TV A Crítica (foto Divulgação)

 

Assinatura do conttato de transmissão com a TV A Crítica (foto Divulgação)

Assinatura do contrato de transmissão com a TV A Crítica (foto Divulgação)

Em 2014, o Festival de Parintins será transmitido integralmente pela TV A Crítica, os bois Caprichoso e Garantido assinaram com a emissora. Em 2013, a TV A Crítica (Record) e G1 (Globo), dividiram as transmissões  exaltando a beleza e a tradição dos bois Caprichoso e Garantido. O Festival de Parintins acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, em Parintins, no Amazonas.

Anualmente os bois realizam um espetáculo fantástico no meio da floresta amazônica, na ilha de Parintins, unindo o folclore do Norte, com o do Nordeste, em um espetáculo único do mundo. Sempre inspirado nos mistérios e lendas da floresta, abordando temas como o índio, o branco, o caboclo, lendas amazônicas, fauna e flora, com a batida da palminha, no ritmo dos chocalhos, no compasso simples do bater de pés e canto dos pajés.Os ritmistas, que formam a Marujada (no carnaval bateria). Em 2013, o site Carnavalsp.tv e a revista Abre-Alas acompanharam o festival na arena. Os turistas pagam por noite de espetáculo R$ 1866.00 na agência de turismo que opera na cidade, levando os turistas a partir de Manaus.

Transmissão HD

A TV A Crítica,  da Rede Calderaro de Comunicação, através transmitirá em HD, pelos canais 4 (TV aberta local) e 11 (NET) as três noites do Festival de Parintins. Os apresentadores da transmissão, Wilson Lima e Ludimila Queiroz, e a repórter Fabíola Gadelha, dos programas Cidade Alerta, TV Record, e Alô Amazonas.

Tema do Boi Garantido se assemelha ao da Mocidade Alegre deste ano, coincidência ou não, a presidente Solange Cruz Bichara Rezende não esconde  paixão vermelha pelo boi branco do Garantido, assistindo ao festival nas cadeiras vermelhas.

 

Informações para o turista na  Secretaria Estado da Cultura e Turismo
Rua Jonatas Pedrosa 247 A, Centro
Tel. (92) 3533-1805

 

 

Boi Garantido: ‘Fé’

Presidente: Telo Pinto

Fe-Garantido-Festival-Folclorico-Parintins_ACRIMA20131204_0055_23

A “Fé” é o tema oficial do Boi-Bumbá Garantido para o Festival Folclórico de Parintins em 2014. “Fé é uma palavra pequena, mas que tem significado grande para os torcedores. A fé move as pessoas, as coisas. Temos que ter fé na preservação da Amazônia, dos povos indígenas que tanto sofrem. Ter fé para que possamos viver em harmonia”, resume o presidente do Garantido, Telo Pinto.

O boi vermelho e branco vem trabalhando nos últimos anos com temas abstratos, de uma palavra só, mas que consigam resumir o sentimento do torcedor. “Em 2009 foi ‘Emoção’, em 2010, ‘Paixão’, em 2011, ‘Miscigenação’, em 2012, ‘Tradição’, e esse ano foi ‘O Boi do Centenário’, em comemoração ao seu Centenário.

O Garantido também lançou as 18 canções oficiais que serão trabalhadas em 2014. A escolha das toadas ocorre em conjunto entre diretoria, a direção de arte, o conselho fiscal, conselho de ética, além de convidados como artistas, coreógrafos, batuqueiros (instrumentistas) e pessoas da comunidade de Parintins. Ao todo são cerca de 30 pessoas.

Confira a lista das toadas de 2014: Celebração da Fé, Força Encarnada, Maloca do Mundo (Amazonida), Pajé dos Pajés, Guaricaya, Garantido Consagrado, O Canto, O Grande Ritual Cupen-Dyepes, Fera de Fogo, Inigualável, Sou Parintins, O Couro dos Espíritos, Flor das Águas, Brasilidade, Vermelho do Amor, O Vaqueiro, Força da Alma, Tuxauas.

 Ouça as toadas de 2014 do Garantido: https://soundcloud.com/garantido/sets

Dezesseis compositores trabalharam nas 18 canções do Garantido de 2014:  Sebastião Jr, Murilo Maia, Vanilson Oliveira, Demétrios Haidos, Naférson Cruz, Enéas Dias, Marcos Boi, Geandro Pantoja, Aldon Leão, ROnaldo Barbosa Jr, Helen Veras, Rafael Murupiara, João Kennedy, Júlio César Queiroz, Mauro Sérgio Magalhães e Marcela Augusta.

 

Boi Caprichoso: “Táwapayêra”

Presidente: Joilto Azêdo

Vice-presidente: Rossy Amoedo

hqdefault

 

O tema de 2014 escolhido pelo Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso é  “Táwapayêra”, uma palavra de origem da língua “Nheengatu”, língua matriz de outros dialetos indígenas, e faz referência a “Aldeia Mística”, que foi escolhido  para as apresentações do boi de arena em 2014. O anúncio foi feito na Festa ‘Dabakuri’. A divulgação do tema ocorreu no momento tribal, com a participação do pajé Waldir Santana. De acordo com o presidente artístico e coordenador do Conselho de Artes do Caprichoso, Rossy Amoedo, o tema foi escolhido por unanimidade pelos conselheiros e abordará o significado da palavra “Táwapayêra” . “É um significado que abre um leque muito grande de concepção, permitindo um alicerce poético de criação, tanto alegórico, quanto artístico, onde o Caprichoso fará uma apresentação grandiosa na arena”, assegurou Rossy vice-presidente do Boi Caprichoso.

Para o membro do Conselho, Gil Gonçalves, o Boi Caprichoso inicia um novo formato, com uma proposta de boi de arena inovadora. “Começamos a chamar atenção pelo tema. Vamos desbravar o mundo místico e indígena da nossa região e o lado transcendental da nossa cultura”, afirmou.

Ouça as toadas de 2014 do Caprichos: http://boicaprichoso.com/index.asp